Termos utilizados no universo dos consórcios

Muitos termos utilizados no universo dos consórcios não são conhecidos por muitos. Às vezes, mesmos os que já estão habituados com a nomenclatura são surpreendidos com um novo termo ou então com uma nova expressão que não haviam escutado ou utilizado anteriormente.

Em um post publicado pela ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio), grande parte do vocabulário foi explicado e aqui listaremos os principais termos utilizados no universo dos consórcios. O glossário abaixo está estruturado para fácil leitura e entendimento com a utilização de exemplos reais. Caso queira ver os demais, é só consultar o post da ABAC.

 

Principais termos utilizados no universo dos consórcios:

 

Administradora de consórcios: é a entidade que foi autorizada pelo Banco Central do Brasil à formar, organizar e administrar os grupos de consórcio. Exemplos: Caixa Econômica Federal, Itaú, Rodobens, Volvo, Bradesco, etc.

Carta de crédito: termo popularmente utilizado para definir o crédito do consorciado que foi contemplado através de lance ou sorteio. Confira nossas cartas de crédito de Imóveis e Automóveis.

Consorciado: pessoa que aceitou as regras e participa de um grupo de consórcio. Este deve cumprir com suas obrigações financeiras para manter a “saúde” do grupo e beneficiar os membros para que todos adquiram seu bem ou serviço.

Contemplação: quando o crédito é atribuído ao consorciado por meio de lance ou sorteio. Exemplo: mensal

mente um membro do grupo é sorteado para receber o valor total do crédito que se propôs a pagar, mas mesmo assim deve continuar pagando o montante restante para completar o saldo devido. Também são escolhidos membros do grupo que propuseram o melhor lance, a quantidade de membros depende da quantidade de pessoas inserida no grupo, além de outros aspectos.

bens móveis e imóveis

Cota contemplada: utilizado para designar a cota do consorciado que foi contemplado através de lance ou sorteio. Confira aqui nossas cotas de Imóveis e Automóveis.

Grupo de consórcio: definido por um número atribuído pela administradora de consórcios, tem um prazo estipulado e um número de cotas determinado pela administradora. O grupo pode ter como referência um bem móvel ou então o conjunto de bens móveis, um bem imóvel ou então um serviço para definir o valor das cotas. Exemplo: um grupo de consórcio onde o valor das cotas é equivalente ao do veículo “X”.

Lance: uma das maneiras de concorrer à contemplação mediante ao pagamento antecipado de parcelas.

Sorteio: outra maneira de concorrer à contemplação. Exemplo: todos os meses um consorciado do grupo é sorteado, e caso este esteja com suas obrigações financeiras em dia, será contemplado com a carta de crédito para adquirir o bem desejado.

 

O básico dos termos utilizados no universo dos consórcios

 

Neste vídeo, Leandro Ferreira explica os fundamentos básicos de como funciona um consórcio e também explana muitos dos termos utilizados no universo dos consórcios.

 

 

Gostou? Ainda tem alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo para que possamos ajudá-lo.

 

 

 

About
Atua no ramo de consórcios contemplados há 15 anos. Possui experiência na compra e venda de cotas de diversas administradoras de consórcios.

Leave a Comment